Filtrar por

Chakras

As pedras e cristais são frequentemente utilizadas nas terapias de Reiki e Cristaloterapia, com o objetivo de harmonização dos nossos corpos energético, os chakras. Existem 7 chakras principais no nosso corpo e cada chakra desempenha uma função importante no nosso organismo. Os chakras são a ligação do nosso corpo físico com os nossos corpos subtis e energéticos.

Os chakras são mencionados nos Vedas, consideradas as primeiras escrituras sagradas da história, datadas do ano de 2000 a.c.. A sua descrição e utilização em praticas de Yoga já eram descritas. Os chakras são uma interligação entre o nosso corpo físico e os seus orgãos, as nossas emoções, ações, sentimentos, creatividade e espiritualidade.

Cada chakra está relacionado com uma cor, que é relatada nas escrituras antigas e actualmente é identificada com prática e dedicação seguindo treino de atividades específicas sensoriais e mediúnicas.

Os chakras são responsáveis por equilibrar e distribuir a energia da vida do corpo humano e pelos corpos subtis.

O primeiro Chakra, denominado Base de cor vermelha, responsável pela Vitalidade do nosso corpo físico, está situado na base da coluna vertebral. Quando está em equilíbrio sentimo-nos vivos, com coragem e sensação de proteção e segurança, sentimos uma saudável ligação à terra. É relevante para a realização das nossas intenções no mundo material, o nosso optimismo e sobrevivência. Cristais relacionados com o 1º Chakra: Jaspe Vermelho, Ónix, Turmalina, Obsidiana Negra.

O segundo Chakra, de cor laranja e denominado Umbilical, é responsável pelas nossas emoções, sexualidade e prazer de viver na creatividade constante do mundo. Em equilíbrio, sentimos facilidade em ter prazer nas emoções positivas que experiênciamos, em ter gosto nas pequenas coisas que a vida nos oferece. Gostamos de colaborar e socializar com outras pessoas e sentimo-nos sexualmente agradados com o nosso parceiro/a. Cristais relacionados com 2º Chakra: Cornalina, Pedra do Sol, Calcite Laranja.

Amarelo é a cor do terceiro chakra, localizado no Plexo Solar, é responsável pela nossa intenção e ação. A capacidade de pensar e agir é uma característica do chakra equilibrado. Preguiça ou excesso de trabalho é um sinal de desequilíbrio do 3º chakra. Ligado diretamente ao nosso caráter, poder pessoal, responsabilidades financeiras e sucesso. Disciplina e organização são também palavras chave. Cristais relacionados com o 3º chakra: Citrino, Calcite amarela, Jaspe Amarelo, Olho de Tigre.

Os nossos sentimentos estão diretamente relacionados ao 4º Chakra, o chakra do Coração. A cor relacionada é o Verde e o Cor de Rosa, e representa os nossos sentimentos em relação ao mundo, a aceitação da nossa pessoa e das nossas experiências. Simboliza a nossa leveza na vida, a simplificação do saber perdoar a nós próprios e ao mundo, permitindo encontrar a verdadeira harmonia da vida. O equilíbrio do chakra faz nos rejuvenescer, renascer num novo Eu, mais feliz, não por ter mais, mas por amar as pequenas coisas da vida. Cristais relacionados com o 4º Chakra: Aventurina verde, Esmeralda, Jade, Serpentina, Amazonite, Quartzo Rosa.

Os nossos sonhos são a nossa creatividade, somos seres que criam a nossa realidade, onde a nossa realidade inicia a criação pela nossa palavra e expressividade. De cor azul, localizado na Garganta o 5º chakra em equilíbrio apresenta alguém, que com convicção expressa-se livremente, seja a apresentar a sua criatividade e talentos facilmente ou a sabedoria de dizer algo que tem que ser dito. A honestidade é uma palavra chave para o equilíbrio do chakra azul, quando somos honestos connosco, temos a facilidade de mostrar a nossa criatividade ao mundo, seja ela comunicar, capacidade de expressão, artistísmo ou sermos apenas verdadeiros com a vida. Cristais ligados ao 5º Chakra: Lapis Lazuli, Quartzo Azul, Sodalite, Àgata azul.

O centro da nossa intuição, a capacidade de vermos para além do que nos querem mostrar e a base dos poderes psíquicos estão relacionados com o 6º Chakra, Terceiro Olho. A percepção das ações e passos certos é uma característica de um 6º chakra em equilíbrio. Simboliza a nossa relação com a sabedoria do nosso Ser Superior. Cristais relacionados com o 6º Chakra: Ametista, Labradorite, Fluorite roxa, Sodalite.

O 7º chakra, de cor Branco ou Transparente, representa a libertação do Ego e ligação à pura espiritualidade. É por este chakra que recebemos a energia cósmica da ligação com o nosso espírito universal.

Chakras

Filtros ativos